A anatomia do homem
- franciscopabllo
- 13 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Não somos somente carne e osso como muitos pensam, pois se assim fosse, onde estaria em nosso corpo nossos pensamos, sentimos, desejamos o que nos motivaria a viver? Onde estaria o amor, a esperança, a saudade. Além do nosso corpo físico o qual podemos ver e toca-lo, temos também o corpo vital, astral, mental e causal, eles estão aqui e agora, contudo, não conseguimos vê-los devido o nível de inconsciência em que estamos.
Nosso corpo físico é somente a base para a criação dos demais corpos, assim como um prédio em construção onde não se pode levantar o segundo andar sem construir o primeiro, e ele terá que ter uma boa estrutura para poder construir os demais acima.
O corpo físico é o primeiro o qual, teremos que fazer uma nutrição psicológica nele, assim como devemos nutrir o que comemos, impondo-nos disciplinas onde teremos que aprender a nos auto observar e perceber quem move nossos pensamentos, sentimentos e vontades, é onde veremos que temos muito trabalho a fazer para fortalecer a estrutura que servirá como base para a construção dos demais corpos.
O segundo corpo é o vital é ele que vitaliza e repara nosso corpo físico, ou seja, essa energia que temos e achamos que está em nosso corpo físico, ela está na realidade em nosso corpo vital e muitas coisas que fazemos aqui poluem essa energia, onde ela virá a se desgastar mais rapidamente e assim, podemos adquirir inúmeros problemas de saúde.
O terceiro corpo é o astral, está relacionado aos nossos sentimentos e emoções, notemos que quando queremos muito uma coisa e não podemos tê-la, sonhamos com ela, isso ocorre por ficamos alimentando essa vontade a qual se concretiza no sonho quando dormimos, e muitas vezes criamos apegos com pessoas, objetos e lugares e assim vamos ficando presos a isso tudo, orbitando em torno desses apegos e quando sonhamos, eis que nos deparamos com tudo isso, só não conseguimos interagir em nosso sonho devido justamente ao estado de inconsciência em que nos encontramos.
O quarto corpo é o mental, é o corpo da mente, dos pensamentos, do intelecto o qual muitos acham que ser intelectual é bom, que é sinal de inteligência, porém, o intelecto não serve para nada em nosso desenvolvimento espiritual, pois ele é como uma biblioteca cheia de livros onde ficamos presos na teoria e nunca partimos para a prática e desta forma estancamos, não progredimos, como diz aquele dito popular: “A mente, mente” e enquanto ela estiver cheia, não haverá espaço para o novo. Como podemos provar um suco doce num copo cheio de chá amargo? Então temos que fazer a escolha qual líquido queremos.
Esses quatro corpos são conhecidos como o “quaternário inferior”, pois enquanto carregarmos dentro de nós esses defeitos psicológicos como a ira, luxúria, gula, inveja, orgulho, medo dentre tantos outros, esses corpos continuaram a ser inferiores, controlados pelo ego, continuaremos com a consciência adormecida, vivendo num mundo de ilusão e nunca nasceremos de novo como nos disse Jesus, pois nascer de novo significa nascer nesses corpos espirituais.
Comments